A linguagem da natureza

Palestrante: Tetsuo Yamane

Rã-da-coxa-brilhante (Allobates femoralis) • Foto Vanessa Gama / Musa

Rã-da-coxa-brilhante (Allobates femoralis) • Foto Vanessa Gama / Musa

Uma substância química de estrutura simples, a luz ou o som de determinada frequência sinalizadora é transmitida para um sensor capaz dedetectar o sinal, traduzi-lo e induzir uma resposta comportamental. Acomunicação é fundamental para a sobrevivência de uma sociedade, seja ela de humanos, outros animais, plantas ou micróbios. O princípio básico é o mesmo, variando apenas o meio utilizado como a luz, o som ou um composto químico.

O palestrante é Tetsuo Yamane, coordenador do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), pesquisador do Centro de Estudos de Ambiente e Biodiversidade (INCT-CEAB) e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Yamane tem experiência na área de Biofísica, Bioquímica e Biologia Molecular com ênfase no aspecto biologia molecular e estrutural de toxinas naturais, enzimas industriais e ecologia química. É graduado e doutor em química pelo Instituto Tecnológico da Califórnia (EUA) e pós-doutor pela Universidade de Cambridge (ING).