A borracha, o teatro, a cidade e a elite amazonense
no final do século XIX

Palestrante: Ana Maria Lima Daou

A palestra é baseada na tese de doutorado da autora, denominada “A cidade, o teatro e o ‘Paiz das seringueiras’: práticas e representações da sociedade amazonense na virada do século XIX”. Ana Maria Daou é doutora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com especialização em Metodologias de Desenvolvimento Urbano pelo IBAM – Rio de Janeiro (1979).

É professora do Departamento de Geografia da UFRJ, com experiência de ensino, pesquisa , extensão universitária e orientações de monografia. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, geografia humana, espaço e cultura, Amazônia, cidade e elites, território, identidade e paisagem, efeitos sociais de grandes projetos, educação e ensino de geografia, imagem e ciências sociais, antropologia e meio ambiente, jardins e sensibilidades, natureza e representação do nacional e mapeamentos sociais.