Amazônia no início do século XXI:
entre a proteção e o protecionismo

Palestrante: Alfredo Wagner

Alfredo Wagner possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) junto à Universidade do Estado do Amazonas – UEA e coordena o projeto Mapeamento social como instrumento de gestão territorial contra o desmatamento e a devastação: processo de capacitação de povos e comunidades tradicionais – BNDES/UEA.

Coordena também o projeto Centro de Ciências de Saberes: experiências de criação de Museus vivos na afirmação dos saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais – MCTI/CNPQ/SECIS, realizado pela UEA em parceria com o Museu de Astronomia/MCTI.

Trabalha principalmente com os seguintes temas: povos tradicionais, etnicidade, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e cartografia social, Amazônia.