O uiraçu-falso ou gavião real falso,
a mais rara águia florestal brasileira

Palestrante: Felipe Bittioli

Durante aproximadamente quatro anos, o uiraçu-falso ou gavião real falso, conhecido cientificamente como Morphnus guianensis, foi estudado intensivamente, diretamente na Amazônia brasileira, e por meio da literatura da América do Norte a América do Sul. O estudo fez parte do doutorado, em Ecologia no INPA, do palestrante, em parceria com o Programa de Conservação do Gavião-real. Foram estudados cerca de 10 ninhos, com acompanhamentos completos e parciais dos ciclos reprodutivos. Foram estudadas a distribuição geográfica, a biologia reprodutiva e a dieta da espécie. Pela primeira vez um número tão grande de ninhos foi analisado, em fitofisionomias florestais amazônicas diferentes. O estudo promoveu o aumento do conhecimento desta espécie tão rara em vários aspectos, tanto no biológico como no geográfico, possibilitando o embasamento científico para possíveis estratégias de conservação.