Uma amostra das aves registradas na Torre do Musa: (A) pica-pau-bufador; (B) anambé-branco-de-rabo-preto; (C) sanhaços da Amazônia; (D) araçari-de-bico-branco; (E) ariramba-do-paraíso; (F) pica-pau-de-barriga-vermelha.

Uma amostra das aves registradas na Torre do Musa: (A) pica-pau-bufador; (B) anambé-branco-de-rabo-preto; (C) sanhaçus-da-amazônia; (D) araçari-de-bico-branco; (E) ariramba-do-paraíso; (F) pica-pau-de-barriga-vermelha.

Em sua 115º edição, entre os dias 12 e 17 de dezembro, ocorreu a Contagem de Aves de Natal (Christmas Bird Count) na Torre do Musa. Na região de Manaus a contagem é organizada pela equipe do Team e da Coleção Ornitológica, ambos do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), com a participação neste ano de observadores de aves de Manaus e da equipe ornitológica do Musa, que auxiliou na logística, nas contagens e registros. Uma equipe de contagens foi direcionada para a Sede da Reserva Ducke, enquanto uma equipe de cerca de seis participantes realizou as contagens na torre do Musa e depois nas trilhas. Somente na torre, em uma manhã, foram registradas mais de 55 espécies de aves, somadas a mais algumas nas trilhas e na área da recepção. Dentre as espécies de aves observadas, podemos citar o registro de seis espécies de papagaios e araras, quatro de tucanos e araçaris, gaviões, urubus, arapaçus e pica-paus, além de beija-flores, macurus e saíras.

Os dados coletados no Musa farão parte do “círculo” da Reserva Florestal Adolpho Ducke, sendo ainda realizadas mais contagens no círculo de Manaus (Manaus, Careiro, Encontro das Águas), ZF-2 e ZF-3, ambos nas reservas do INPA (Figura).

Pontos de amostragem distribuídos nas Américas onde ocorrem as contagens de natal: A) todas as Américas; B) Américas Central e do Sul; C) pontos de Manaus; D) círculo da Reserva Florestal A. Ducke.

Pontos de amostragem distribuídos nas Américas onde ocorrem as contagens de natal: A) todas as Américas; B) Américas Central e do Sul; C) pontos de Manaus; D) círculo da Reserva Florestal A. Ducke.

Organizadas pela Audubon, uma organização não governamental sediada nos
Estados Unidos, estas contagens visam um senso anual das aves das Américas. Após compilados, estes dados originarão planejamentos,campanhas e programas de estudo e conservação de aves (www.birds.audubon.org).

Texto e fotos Felipe Bittioli R. Gomes / Musa • 22/12/2014

Outras notícias sobre aves:
Araçari-negro (Selenidera piperivora)
Saíra-beija-flor (Cyanerpes cyaneus)
Coruja-de-crista (Lophostrix cristata)
A vida entre bicadas e buracos
Voando alto
Araçari-miudinho (Pteroglossus viridis)
Sanhaçu-da-amazônia (Tangara episcopus)

Ver galeria de fotos de aves:
Aves