Manejo em sistemas orgânicos de produção
de hortaliças na região de Manaus e entorno

Palestrante: Katell Uguen (UEA)

Katell Uguen é professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Escola Normal Superior, na Universidade do Estado do Amazonas.

Engenheira agrônoma, formada pela escola nacional superior agronômica de Montpellier, França. Mestre em Ecologia pela Universidade de Paris VII e Doutora em Engenharia Florestal pelo Instituto Agronômico Paris-Grignon. Trabalha com os temas de ecologia do solo, adubação orgânica, agricultura familiar e agricultura orgânica.

Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção orgânica da UEA, com o objetivo de apoiar o fortalecimento da agroecologia no Território da Cidadania de Manaus e Entorno, em especial a organização e regularização de grupos de produtores aos sistemas participativos de garantia (SPG) e aos Organismos de controle social (OCS) na venda direta por agricultores familiares vinculados a Rede Maniva de Agroecologia, visando à inserção no mercado de produtos orgânicos.

A apresentação abordará o processo de elaboração do plano de manejo das propriedades, com enfoque na produção de hortaliças, atividade que corresponde, atualmente, a maior atividade comercial, por meio da venda direta na feira da APOAM – Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas.