Passarinhando do Butantan ao Musa

Palestrante: Luciano Lima (Instituto Butantan, SP)

Observatórios de Aves são centros de estudos situados em locais estratégicos que têm como objetivo monitorar populações de aves a longo prazo, além de promover atividades de educação ambiental e divulgação científica. As atividades voltadas para o público do Observatório buscam utilizar o carisma das aves para aproximar as pessoas da natureza e da ciência. Dentro deste contexto, o #vempassarinhar destaca-se como uma proposta que vem atraindo grande quantidade de pessoas. A atividade, que se encontra em sua 13a edição, consiste em uma caminhada mensal, guiada por um especialista, seguida de um café da manhã coletivo e uma palestra sobre tema relacionado à conservação.

Além de divulgar a observação de aves, e formar novos observadores, as atividades científicas e de divulgação realizadas pelo Observatório estão relacionadas de diversas formas às práticas de Ciência Cidadã.

Luciano Lima é ornitólogo, com mestrado em Zoologia pela USP, e atualmente é coordenador do Observatório de Aves do Instituto Butantan. Começou a observar aves aos 13 anos de idade, e acredita que passarinhar muda o mundo.