O mote ai???viver juntosai???, mais que um imperativo de entendimento entre humanosAi??e nA?o humanos que aqui vivem, Ai??, para o Musa, sAi??mbolo de um projeto de educaAi??A?o e solidariedade empenhado em promover o convAi??vio dos cidadA?os na diversidade cultural, biolA?gica, social e polAi??tica da grande bacia amazA?nica.

Um museu vivo

Que segredos escondem as A?guas do rio Negro? Que constelaAi??Ai??es as diversas etnias indAi??genas amazA?nicas identificam no cAi??u? Como um mosquito vA? a floresta ao seu redor? Seria possAi??vel ai???enxergarai??? o ar que se move entre a copa das A?rvores?

A complexidade e a rica diversidade social e biolA?gica da AmazA?nia suscitam perguntas. Para algumas, as respostas jA? existem. Para outras, as descobriremos. Imaginar perguntas e buscar respostas Ai?? o que propAi??e o Musa.

Para cumprir esse objetivo, serA? preciso ir ao encontro da natureza. Os sentidos, como o tato e a visA?o, nA?o sA?o os A?nicos aliados na jornada ai??i?? microscA?pios, lupas e microcA?meras podem colaborar. Muitas vezes, serA? preciso sair da posiAi??A?o de observador, ser pA?ssaros ou formigas, para entender como um pA?ssaro vA? ou o modo como uma formiga percebe o mundo. Como? Ai?? o que queremos saber.

Este Ai?? o convite que o Musa faz a seus visitantes: ver a floresta com um novo olhar. PensA?-la como a pensam os que nela vivem, com suas culturas e modos de sobrevivA?ncia e reproduAi??A?o.

buy clomid cheap, buy lioresal online. O que Ai??, onde estA?

Criado em janeiro de 2009, o Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da AmazA?nia ai??i?? INPA, em Manaus. Uma A?rea de floresta de terra firme, nativa, que hA? mais de 60 anos vem sendo estudada com paixA?o. Os resultados dessas pesquisas, reunidos em catA?logos sobre temas como plantas, pA?ssaros e rA?s, contam o que o Musa quer mostrar ao visitante.

Encontramos no Musa: exposiAi??Ai??es, viveiro de orquAi??deas e bromAi??lias, lago, aquA?riosAi??e laboratA?rios experimentais de serpentes, de insetos e de borboletas. Uma torre deAi??42 metros permite fruir uma magnAi??fica vista do dossel das A?rvores da floresta, inesquecAi??vel quando vista Ai??s seis da manhA?.

Trilhas na floresta proporcionam ao visitante passeios agradA?veis e descobertas surpreendentes. No Musa sA?o desenvolvidas pesquisas em divulgaAi??A?o e popularizaAi??A?o da ciA?ncia e da educaAi??A?o cientAi??fica e cultural.

Casa de cultura e ciA?ncia, de convivA?ncia e celebraAi??A?o da diversidade do ser no mundo. Um lugar onde os humanos e nA?o humanos vivam juntos, felizes.

Junte-se a nA?s!