O Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social do Estado do Amazonas, do Diretório de Grupos do CNPq/UFAM, realiza na manhã do próximo domingo (29) evento de discussão em torno das mudanças climáticas. O encontro realizado entre 9 e 11 horas no Museu da Amazônia – Musa, localizado no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, sob a coordenação da professora doutora Heloísa Helena Corrêa da Silva. A entrada para o evento é gratuita.

Mudanças climáticas e COP-21

A COP é o órgão supremo da Convenção e reúne anualmente os países que assinaram e ratificaram a Convenção e o Protocolo de Kyoto, que será substituído por um novo acordo na COP-21, a ser realizado na cidade de Paris/França, a partir de 29/11/2015.

O Brasil é signatário da Convenção e Protocolo de Kyoto e defenderá na COP 2015, as seguintes metas: Reduzir 43% das emissões poluentes até 2030; implantar 45% de energias renováveis na matriz energética do país; reflorestamento de doze milhões de hectares, com espécies nativas e exóticas e atingir percentual 0% do desmatamento ilegal na Amazônia.

Todas as metas apresentadas pelos países estão distantes de impedir o aquecimento: a previsão é de que chegue a + 3 graus Celsius. Caso isso aconteça o mundo deve ter mais: secas, perda de lavouras, aumento da fome e da pobreza extrema, catástrofes, inundações de áreas costeiras e até migrações forçadas de populações.

Vale lembrar que a COP da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças climáticas teve início em 1995. Bem como, a Convenção da Diversidade Biológica e foram elaboradas durante a Conferência das Nações sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (Rio-92).

O que: discussão sobre mudanças climáticas

Onde: Museu da Amazônia – Musa, sede do centro de Manaus, rua Costa Azevedo, 272 – Largo de São Sebastião

Contato: 99252-0326/hhelena@ufam.edu.br

Quando: Domingo, das 9 às 11 horas