Centro de Treinamento Agroflorestal (CTA)

No nordeste de Manaus, na floresta que se encontra entre os limites da Reserva Ducke e o lago do Puraquequara, hA? um assentamento do IncraA�(Instituto Nacional de Reforma AgrA?ria), o A?gua Branca, onde vivem e trabalham 36 famA�lias de agricultores representadas pela AssociaA�A?o dos Agricultores e Agricultoras da Comunidade UberA? Projeto de Assentamento A?gua Branca (Assupab).

O Musa pleiteou e obteve um lote neste assentamento para construir um centro que pudesse auxiliar na busca de soluA�A�es para uma agricultura orgA?nica, compatA�vel com A?reas de floresta em pA�, que evitasse queimadas, aproveitando clareiras e A?reas degradadas e onde pudessem ser estudadas e praticadas tA�cnicas alternativas eA�tradicionais.

Uma agricultura em que fossem exploradas as inA?meras hortaliA�as, frutas e tubA�rculos que a floresta oferece, as chamadas PANCs (Plantas AlimentA�cias NA?o Convencionais), como por exemplo: cariruA�(Portulaca triangularis), bertalha (Basella alba), taioba (Xanthosoma taioba), vinagreira (Hibiscus sabdariffa), espinafre-da-amazA?nia (Alternanthera sessilis), ora-pro-nA?bis (Pereskia ssp.), ariA? (Calathea allouia), araruta (Maranta arundinaceaea), cubiu (Solanum sessiliflorum), feijA?o-macuco (Pachirhyzus tuberosus).

Estima-se que na floresta amazA?nica 10% das 30 milA�espA�cies de plantas, isto A�, cerca de 3A�milA�plantas nativas tA?m potencial alimentA�cioA�(ValdelyA�Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi, Plantas alimentA�cias nA?o convencionais, SA?o Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014).

O Musa instalou nos 30 hectares cedidos por 15 anos pelo Incra, um Centro de Treinamento Agroflorestal (CTA), um Centro de Cultivo de Mudas (CCM) de A?rvores para reflorestamentoA�eA�um laboratA?rio de criaA�A?o de lagartas de borboletas para o borboletA?rio do Musa Jardim BotA?nico.

O CTA tem oferecido apoio e assistA?ncia tA�cnica aos agricultores do Assentamento A?gua Branca e de outros agricultores familiares Manaus e entorno, que hoje comercializam produtos orgA?nicos, cultivadas com insumos orgA?nicos, nos mercados especializados da cidade. A equipe do CTA atua junto com parceiros na Rede Maniva de Agroecologia (REMA), movimento que busca fortalecer a agroecologia e a agricultura orgA?nica no estado do Amazonas. O espaA�o do Centro de Treinamento A�A�tambA�m um catalizador de oficinas especializadas junto a parceiros (criaA�A?o de aves, coleta e manejo de sementes, sistemas agroflorestais, agricultura orgA?nica, agricultura tradicional indA�gena, etc.) e oferece infraestrutura de pernoite, pesquisas de campo, eventos e estA?gios de trabalhos prA?ticos.

O Musa, atento ao seu projeto conceitual de explorar e popularizar os conhecimentos cientA�ficos e tradicionais da fauna e da floraA�dos ambientes florestais, procura entender e colocar em prA?ticaA�as tA�cnicasA�que permitiram A�s numerosas comunidades indA�genas, ribeirinhos e pequenos agricultores, alimentar-se e se reproduzir por milA?nios nesta regiA?o, manejando a floresta sem destruA�-la.

Programas e notA�cias relacionadas:

Saberes e Sabores
Feira da AssociaA�A?o dos Produtores OrgA?nicos do Amazonas