Centro de Treinamento Agroflorestal (CTA)

No nordeste de Manaus, na floresta que se encontra entre os limites da Reserva Ducke e o lago do Puraquequara, hA? um assentamento do IncraAi??(Instituto Nacional de Reforma AgrA?ria), o A?gua Branca, onde vivem e trabalham 36 famAi??lias de agricultores representadas pela AssociaAi??A?o dos Agricultores e Agricultoras da Comunidade UberA? Projeto de Assentamento A?gua Branca (Assupab).

O Musa pleiteou e obteve um lote neste assentamento para construir um centro que pudesse auxiliar na busca de soluAi??Ai??es para uma agricultura orgA?nica, compatAi??vel com A?reas de floresta em pAi??, que evitasse queimadas, aproveitando clareiras e A?reas degradadas e onde pudessem ser estudadas e praticadas tAi??cnicas alternativas eAi??tradicionais.

Uma agricultura em que fossem exploradas as inA?meras hortaliAi??as, frutas e tubAi??rculos que a floresta oferece, as chamadas PANCs (Plantas AlimentAi??cias NA?o Convencionais), como por exemplo: cariruAi??(Portulaca triangularis), bertalha (Basella alba buy Sildalis online, generic clomid. ), taioba (Xanthosoma taioba), vinagreira (Hibiscus sabdariffa), espinafre-da-amazA?nia (Alternanthera sessilis), ora-pro-nA?bis (Pereskia ssp.), ariA? (Calathea allouia), araruta (Maranta arundinaceaea), cubiu (Solanum sessiliflorum), feijA?o-macuco (Pachirhyzus tuberosus).

Estima-se que na floresta amazA?nica 10% das 30 milAi??espAi??cies de plantas, isto Ai??, cerca de 3Ai??milAi??plantas nativas tA?m potencial alimentAi??cioAi??(ValdelyAi??Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi, Plantas alimentAi??cias nA?o convencionais, SA?o Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014).

O Musa instalou nos 30 hectares cedidos por 15 anos pelo Incra, um Centro de Treinamento Agroflorestal (CTA), um Centro de Cultivo de Mudas (CCM) de A?rvores para reflorestamentoAi??eAi??um laboratA?rio de criaAi??A?o de lagartas de borboletas para o borboletA?rio do Musa Jardim BotA?nico.

O CTA tem oferecido apoio e assistA?ncia tAi??cnica aos agricultores do Assentamento A?gua Branca e de outros agricultores familiares Manaus e entorno, que hoje comercializam produtos orgA?nicos, cultivadas com insumos orgA?nicos, nos mercados especializados da cidade. A equipe do CTA atua junto com parceiros na Rede Maniva de Agroecologia (REMA), movimento que busca fortalecer a agroecologia e a agricultura orgA?nica no estado do Amazonas. O espaAi??o do Centro de Treinamento Ai??Ai??tambAi??m um catalizador de oficinas especializadas junto a parceiros (criaAi??A?o de aves, coleta e manejo de sementes, sistemas agroflorestais, agricultura orgA?nica, agricultura tradicional indAi??gena, etc.) e oferece infraestrutura de pernoite, pesquisas de campo, eventos e estA?gios de trabalhos prA?ticos.

O Musa, atento ao seu projeto conceitual de explorar e popularizar os conhecimentos cientAi??ficos e tradicionais da fauna e da floraAi??dos ambientes florestais, procura entender e colocar em prA?ticaAi??as tAi??cnicasAi??que permitiram Ai??s numerosas comunidades indAi??genas, ribeirinhos e pequenos agricultores, alimentar-se e se reproduzir por milA?nios nesta regiA?o, manejando a floresta sem destruAi??-la.

Programas e notAi??cias relacionadas:

Saberes e Sabores
Feira da AssociaAi??A?o dos Produtores OrgA?nicos do Amazonas