Fachada_62194

O Musa, fundado em 2009, A� um museu vivo, a cA�u aberto, em um segmento da Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma floresta primA?ria na cidade de Manaus. Na mesma A?rea, em 2002, foi criado um Jardim BotA?nico in situ que ainda cresce e surpreende.

Suas trilhas recortadas no denso tecido de A?rvores, palmeiras e cipA?s sA?o iluminadas por luzes e sombras que revelam a deslumbrante diversidade dos tons de verde e escondem insetos, pA?ssaros e polinizadores.

Os ecossistemas, a fauna e a flora da Reserva Ducke, tA?m sido estudados hA? mais de 60A�anos pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da AmazA?nia (INPA), que decifraram boa parte de seus segredos, registrados em catA?logos, artigos e manuais.A�O Musa Jardim BotA?nico estA? empenhado em divulgA?-los para o grande pA?blico. Fazer do conhecimento alavanca de conservaA�A?o e valorizaA�A?o do patrimA?nio que a natureza nos legou. Mostrar ao visitante, ao vivo, em seu hA?bitat natural, plantas, pA?ssaros, insetos, flores e polinizadores.

O Musa Jardim BotA?nico estA? equipado com torres para observar a floresta em diferentes alturas, tendas de exposiA�A?o e pavilhA�es em que temas caros A�s culturas indA�genas, do passado e do presente, sA?o revelados e celebrados. Em laboratA?rios experimentais preparados mostramos aos curiosos o micromundo magnificado.

O Musa A� tambem um museu imaginA?rio, porque oferecemos ao viajante, visitante atento, percorrer as veredas encantadas dos personagens da floresta, que buscam ser descobertos, vistos, para existir no museu. a�?Personagens A� procura de um observador.a�?