O que contam os cacuris

A exposiA�A?o Peixe e gente, das prA?ticas e das armadilhas de pesca, conta histA?rias do engenho e do imaginA?rio de um povo que vive no Alto Rio Negro. Conta tambA�m o que A� o Museu da AmazA?nia, o Musa, um museu vivo da natureza e das culturas humanas nas florestas amazA?nicas.

Para expor suas histA?rias e instrumentos, convidamos:A�Luciano Barbosa, yebamasA?; JosA� Pimentel, TarcA�sio Barreto, Domingos Marques, tukanos; e Guilherme Pimentel TenA?rio, tuyuka a�� hA?beis engenheiros que vivem nas margens do rio TiquiA�, conhecedores dos segredos da floresta, dos peixes e da pesca, exA�mios artA�fices, construtores das armadilhas de pesca que prepararam com esmero, usando cipA?s e talas de paxiA?bas e zarabatanas. O Musa os recebeu em Manaus e ofereceu a eles instrumentos, tendas e espaA�os onde reconstruir e representar, passo a passo, as prA?ticas e cerimA?nias do seu cotidiano de vida e pesca custom papers.

Veio tambA�m a Manaus Feliciano Lana, desana, homem de prodigiosa memA?ria de mitos e histA?rias, pintor da fachada do pavilhA?o da exposiA�A?o e das belas aquarelas que deram imagens aos mitos das origens registrados nos painA�is da exposiA�A?o. Convidamos tambA�m para acompanhA?-los nesta montagem o antropA?logo Aloisio Cabalzar, do ISA, que, com uma trupe dedicada e admiravelmente persistente, estuda e registra com rigor, hA? mais de quinze anos, a pesca e o cotidiano dos pescadores do TiquiA�. Com eles a�� e com as apaixonadas equipes do Musa a�� montamos uma exposiA�A?o que conta para todos os que vivem longe do TiquiA�, como lA? se entende o manejar do mundo e como se pensam as origens, nos longA�nquos tempos em que os peixes e as gentes povoaram a Terra. Modos diferentes dos nossos, urbanos.

Nas histA?rias dos pescadores-engenheiros do TiquiA� aprendemos que os peixes, para adentrar as armadilhas, querem ser convidados a participar da cerimA?nia do alimentar-se das gentes. SensA�veis e solidA?rios, peixes e gentes buscam percorrer juntos os caminhos da vida e do encanto, desde as origens.

Para o Musa, defender e divulgar as culturas indA�genas A� um imperativo de convivA?ncia solidA?ria entre humanos e tambA�m uma necessidade quando queremos decifrar as enigmA?ticas representaA�A�es do teatro da natureza, na floresta.

Peixes nos aquA?rios da exposiA�A?o Peixe e gente:
AcarA?-boari, acarA?-festivo
AcarA?-peneira, acarA?-roxo