A Reserva Florestal Adolpho Ducke A� uma das poucas florestas primA?rias em A?rea urbana do mundo.A�Caminhar pelas trilhas dessa floresta A� um convite para ver e ouvir de perto a deslumbrante diversidade de pA?ssaros e insetos, folhas, cipA?s em busca do sol… perceber perfumes, odores de resinas, madeiras compostas e decompostas, luzesA�e sombras.

Se as A?rvores e os insetos fossem livros, estarA�amos percorrendo as estantes de uma biblioteca. PA?ginas que contam histA?rias de dezA�mil anos, adaptaA�A�es de milhA�es. Tempo bastante para que a natureza tenha escondido nelas segredos que nos fascinam e que queremos decifrar.

Ao caminhar na floresta somos todos um pouco A�ndios, botA?nicos ou ecologistas. Encantados queremos encantar, perceber e ser percebidos.

Cuidado para nA?o se perder nesse caminhar. Confundem-se as referA?ncias,A�de onde venho? para onde vou? Conta a histA?ria que um visitante levou uma meada de muito fio, que foi desenrolando na medida em que caminhava; para voltar foi fA?cil, bastou recolher o fio. Outro visitante preferiu ser acompanhado por um monitor experiente…

Galerias de fotos relacionadas:
AracnA�deos

Lagarto-verde
Phyllomedusa
MA?e-da-lua ou urutaus
No Musa ele tem moradia garantida
Novos habitantes do Museu da AmazA?nia
Nossos novos habitantes ganharam o mundo
PreguiA�a-de-bentinho
E quando chove na florestaa�� Os sapos fazem a festa!
OA�que escondem as bromA�lias?
A morte de um angelim de 500 anos