FalcA?o-mateiro Micrastur gilvicollis_post TNM

Na floresta do Museu da AmazA?nia A� possA�vel ouvir uma ave fantasma, seu canto A� ouvido pouco antes de amanhecer e no pA?r do sol. Durante o dia A� praticamente impossA�vel vA?-lo, mas ele estA? lA?. A sensaA�A?o que temos ao ouvir o canto do falcA?o-mateiro (Micrastur gilvicollis), bem simples, mas inconfundA�vel, A� de que ouvimos um fantasma, pois essa ave raramente A� vista.

O falcA?o-mateiro mede de 33 a 38 cm e pesa entre 170 e 262 g, ocorre desde o leste da ColA?mbia, sul da Venezuela, Guianas, por quase toda a AmazA?nia, sendo substituA�do pelo falcA?o-crA�ptico (Micrastur mintoni) na margem direita do rio Madeira. A� facilmente identificado pela pele vermelha ao redor dos olhos e bico (ausente no jovem), olhos claros, dorso cinza, barriga branca, com o peito levemente estriado de cinza e tarso amarelo. O gA?nero Micrastur A� composto por sete espA�cies e seis delas ocorrem no Brasil. Devido ao seu comportamento discreto e ao fato de cantar em horA?rios especA�ficos sA?o aves difA�ceis de registrar.

SA?o falcA�es A?geis, com cauda comprida e asas curtas, que os auxiliam a manobrar em um ambiente cheio de obstA?culos e os torna perfeitos para perseguir suas presas no interior da mata. EvoluA�ram especialmente para caA�ar outras aves, mas podem apanhar lagartos e outros pequenos animais. Vivem no sub-bosque, entre 2 e 6 m de altura e quando caA�am costumam permanecer imA?veis, pousados observando movimentos. Se nA?o encontram nada, voam para outro poleiro e reiniciam a procura.

No Museu da AmazA?nia a espA�cie pode ser ouvida por toda a trilha que vai para a torre, A?rea que A� territA?rio de um casal, mas para observA?-los A� preciso uma boa dose de sorte.

Texto Tomaz Nascimento de Melo a�? 24/03/2016

Outras notA�cias sobre aves:
FalcA?o-de-peito-laranja
AraA�ari-negro (Selenidera piperivora)
SaA�ra-beija-florA�(Cyanerpes cyaneus)
Coruja-de-crista (Lophostrix cristata)
A vida entre bicadas e buracos
Voando alto
Mais de 55 espA�cies de aves sA?o registradas em uma A?nica manhA?
AraA�ari-miudinho (Pteroglossus viridis)
SanhaA�u-da-amazA?nia (Tangara episcopus)

Ver galeria de fotos de aves:
Aves