Musa | Museu da Amazônia Musa | Museu da Amazônia

Aracnídeos

Diversidade de aracnídeos amazônicos

Os aracnídeos representam um dos grupos de artrópodes mais diversos, com mais de 100 mil espécies até o momento no mundo, ocupando uma grande variedade de nichos no ambiente.

Na Reserva Ducke, até o momento apenas 420 espécies e morfoespécies de ácaros e pouco mais de 700 espécies de aranhas foram registradas. Outros aracnídeos possuem menos espécies descritas, os escorpiões com cerca de 8 espécies, os esquizomídeos com 2 espécies, e os amblipígios, ricinúleos, palpigrados, telifônidos e solífugos com 1 espécie cada.

Exoesqueletos deixados pelos artrópodes

Durante seu ciclo de vida, todas as espécies de artrópodes realizam um processo chamado ecdiase ou troca de pele. Nesses animais, a troca de pele também está associada ao crescimento dos indivíduos. Esse processo ocorre praticamente da mesma forma em baratas, caranguejos e aranhas. Muitas vezes é possível recolher os exoesqueletos deixados por esses animais no ambiente.

Algumas espécies acabam comendo o exoesqueleto antigo no processo, já que o mesmo é rico em proteínas, principalmente a quitina. Apesar de a maioria dos animais terrestres trocar de pele, apenas os artrópodes descartam o exoesqueleto anterior, que geralmente retém a forma do animal vivo.

Saiba mais sobre: