Musa | Museu da Amazônia Musa | Museu da Amazônia

Plataforma 42 metros: Cada copa uma cor

Foto Rubenaldo Ferreira

Aqui de cima podemos ter uma noção do conjunto das copas do dossel e das árvores emergentes. Na Reserva Ducke foram contadas 1.180 espécies de árvores, 139 espécies de arbustos, 219 espécies de ervas terrestres, 306 espécies de lianas, 168 espécies de epífitas e 80 espécies de hemiepífitas. Pela cor e pela textura da copa é possível distinguir as diferentes espécies. Esse lugar é, de fato, muito especial, pois sua biodiversidade é altíssima em termos de Amazônia. É realmente incrível, se pensarmos que estamos tão perto de Manaus!

Você sabia?

Nichos e ninhos: assim como as plantas, as aves que vivem na floresta têm gostos (ou nichos) diferentes. Algumas estão sempre perto do chão, enquanto outras vivem nas copas das árvores.