Musa | Museu da Amazônia Musa | Museu da Amazônia

Plataforma 14 metros: Uma grande floresta sobre um solo frágil

Solo arenoso com fina camada de folhedo • Foto 1 Nállarett Dávila • Fotos 2 e 3 Vanessa Gama / Musa

Estas árvores exuberantes ao redor da torre chegam a 40 metros de altura mas crescem sobre solo arenoso, pobre em nutrientes. Seu segredo é esta camada densa de folhedo sobre o chão. Este folhedo funciona como uma fábrica de adubo, absorvido pelas raízes das plantas conforme os organismos decompositores digerem as folhas e galhos mortos. Quando o folhedo é removido, sobra apenas uma camada de areia incapaz de fertilizar as plantas e a floresta demora muito tempo para voltar a crescer.

Você sabia?

Raízes estão vivas e precisam de umidade! O folhedo é um cobertor leve que protege do sol e também permite sua respiração e ventilação.